15 de abr. de 2012

Respeito Para Com a Santa Missa I



   Os primeiros cristãos nos deram admiráveis exemplos a este respeito. Segundo o testemunho de S. João Crisóstomo, ao entrar na Igreja, beijavam, humildemente, o assoalho e guardavam, durante a Santa Missa, um recolhimento tão grande que pareciam estar em um lugar deserto.
   Isso acontecia pois observam o preceito da liturgia de S. Tiago: "Todos devem se conservar no silêncio, no temor, no medo e no esquecimento das coisas terrestres, quando o Rei dos reis, Nosso Senhor Jesus Cristo, vem imolar-se e dar-se em alimento aos fiéis".
   São Martinho nunca se sentava na igreja; de joelhos, ou em pé, orava com ar compenetrado de um santo. Quando lhe perguntavam o porque desta atitude, costumava dizer: "Como não respeitaria, visto que estou na presença do Senhor?".
   Como a Moisés, Deus poderia ainda dizer-nos hoje: "Tirai os sapatos de vossos pés, porque o lugar onde estais é Santo". Mais santas ainda são as nossas igrejas sagradas, com tanta junção de unções e orações, e santificações, cada dia, pela realização do Santo Sacrifício.
   Caro leitor, David eleito de Deus, tremendo, aproximava-se da Arca da Aliança, e nós não tremeríamos, ao entrar na igreja, onde se encontra o Santíssimo Sacramento? Não podemos nos esquecer da severa advertência do Senhor: "Tremei diante de meu santuário" e da exclamação de Jacó: "Quanto é temível este lugar! É, verdadeiramente, a casa de Deus e a porta dos céus" (Gen. 28, 17).
   Ao saber disso, que pensar dos cristãos que se comportam, na igreja e durante a Santa Missa, como se estivessem na rua, ou em casa? Os Anjos adoram, tremendo e prostrados, a divina Majestade, e entre a Assembleia há cristãos que lançam, aqui e acolá, olhares curiosos e provocadores; se ocupam das pessoas presentes, pensam nos negócios do mundo, nas suas vaidades, falam sem vergonha em coisas inúteis, talvez, más, semelhantes aos vendedores no templo que "faziam da casa de oração uma casa de ladrões"As nossas igrejas são mais que uma casa de oração: são a casa de Deus, habitada por Jesus Cristo, dia e noite.
   Ora, se o próprio Jesus expulsou, a chicote, os profanadores do templo, como tratará estes cristãos audaciosos?

CONTINUA NA PRÓXIMA POSTAGEM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário