27 de mai. de 2012

O Espírito é a Memória Viva de Cristo

   
 Hoje a Igreja inteira é santificada pelo dom do Espírito que foi profusamente derramado sobre os  discípulos. O Espírito cooperou e todo o ministério de Cristo, sobre tudo na hora da cruz, onde Ele se ofereceu ao Pai no Espírito eterno. Ressuscitado pelo Pai no Espírito, tornou-se Espírito vivente, que infunde o sopro de vida sobre a Igreja, para fazer a geração divina. Por isso todos foram  transformados por essa presença, como garantia de que Cristo permanecerá conosco até a consumação dos séculos. Cabe ao Espírito levar todos na Igreja, à plena maturidade de Cristo,  e ao testemunho invencível de que Cristo é o Senhor.
    "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta. A Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos. Mas no Espírito Santo o cosmos é enobrecido pela geração do Reino, o Cristo ressuscitado está presente, o evangelho se faz força do Reino, a Igreja realiza a comunhão trinitária, a autoridade se transforma em serviço, a liturgia é memorial e antecipação da glória futura, a ação humana se edifica na caridade". (Atenágoras)
    Que o fogo do Espírito derramado em Pentecostes, realize hoje, no coração de todos nós, as mesmas maravilhas que operou no início da pregação do Evangelho, para sermos discípulos em missão, Igreja viva e missionária, das estradas, que serve a todos, pois procura a todos. Se vivemos pelo Espírito, trabalhemos como discípulos na força do mesmo Espírito.

Mons. Gabriel

9 de mai. de 2012

Mamãe

Uma criança pronta para nascer 
perguntou à Deus

"Dizem-me que estarei sendo enviado
à Terra amanhã...
Como eu vou viver lá, sendo assim,
pequeno e indefeso?"

E Deus disse:
"Entre muitos anjos, eu escolhi um
especial para você.
Estará lhe esperando e tomará conta de ti."

Criança:
"Mas diga-me: Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir; o que é suficiente
para que eu seja feliz.
Serei feliz lá?"

Deus:
"Seu anjo cantará e sorrirá para você...
A cada dia, a cada instante, você sentirá o
amor do seu anjo e será feliz."

Criança:
"Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que
as pessoas falam?"

Deus:
"Com muita paciência e carinho,
seu anjo lhe ensinará a falar."
Criança
"E o que farei quando quizer falar  à ti?"

Deus:
"Seu anjo juntará suas mãos e lhe
ensinará a rezar."

Criança:
"Eu ouvi que na Terra há homens maus.
Quem me protegerá?"

Deus:
"Seu anjo lhe defenderá mesmo que
signifique arriscar sua
própria vida."

Criança:
"Mas eu serei sempre triste porque
eu não Te verei mais."

Deus: "Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim; lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre perto de ti."

Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas.




A criança, apressada, pediu suavemente: "Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo."

E Deus respondeu:
<>"Você<> chamará seu anjo de:"<>
<>
<>
 




MÃE!"




Mãe, não é só quem gera, mãe é quem cuida, dá amor, carinho, afeição, se preocupa.
A palavra “MÃE” não tem rima, é uma palavra sem combinação. Mas tem sinônimo, “MÃE” é sinônimo de “AMOR”.
Toda MÃE que é MÃE, ama, e ama infinitamente. Amada MAMÃE, sei que não é fácil arcar com toda essa responsabilidade, mas sei que vences isso por mim, por amor a mim, esse amor que não à deixa desistir, lhe dando sempre mais e mais forças para vencer qualquer tipo de barreira.
Agradeço a Deus por ter me mandado ao mundo através de você, o anjo mais lindo que já conheci. Você é a minha heroína, minha “Mulher Maravilha”.
Sempre ao meu lado, me guiando na trilha. Só tenho a te agradecer MAMÃE, por todo seu amor e carinho, por sempre me levar, pelo correto caminho. Pelo caminho de vida, pelo caminho de Deus.
OBRIGADO MÃE, PARABÉNS PELO SEU DIA!!! AMO VOCÊ!!

6 de mai. de 2012

Como se crê?

Quem crê procura uma ligação pessoal com Deus e está pronto a crer em tudo o que Ele revelou acerca de Si mesmo.

Crer num Deus significa compreender que não bastam os factos do mundo. Crer num Deus significa que a vida tem um sentido.
Ludwig Wittgenstein
(1889-1951, filósofo austríaco)

É importante aquilo em que cremos, mas mais importante ainda é Aquele em quem cremos.
Bento XVI , 28.5.2006

Credo, utintelligam – Creio, para compreender.
Santo Anselmo de Cantuária
(doutor da Igreja, notável teólogo da Idade Média)

Quando a fé nasce, ocorre com frequência uma perturbação ou um desassossego. O ser humano apercebe-se de que o mundo visível e o decurso normal das coisas não correspondem a tudo o que existe.
Sente-se tocado por um mistério. Persegue as pistas que o remetem para a existência de Deus e encontra-se cada vez mais confiante em abordar Deus e, por fim, ligar-se a Ele livremente. Diz-se no Evangelho segundo São João: «A Deus, nunca ninguém O viu. O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer.» (Jo 1,18) Portanto, temos de crer em Jesus, o Filho de Deus, se queremos saber o que Deus nos quer comunicar. Assim, crer significa aderir a Jesus e entregar a nossa vida inteira nas Suas mãos.

O que tem a minha fé a ver com a Igreja?

 
Ninguém pode crer só para si mesmo, como também ninguém consegue viver só para si mesmo. Recebemos a fé da Igreja e vivemo-la em comunhão com todas as pessoas com quem partilhamos a nossa fé.

A fé é aquilo que uma pessoa tem de mais pessoal, mas não é um assunto privado. Quem deseja crer tem de poder dizer tanto “eu” como “nós”, pois uma fé que não possa ser partilhada e comunicada seria irracional.
Cada crente dá o seu consentimento ao Credo da Igreja. Dela recebeu a fé. Foi ela que, ao longo dos séculos, lhe transmitiu a fé, a guardou de adulterações e a clarificou constantemente. Crer é, portanto, tomar parte numa convicção comum. A fé dos outros transporta-me, como também o fogo da minha fé incendeia os outros e os fortalece. O “eu” e o “nós” da fé remetem-nos para os dois símbolos da fé da Igreja, pronunciados na Liturgia: o Símbolo dos Apóstolos, que começa com (“eu creio”) ( Credo), e o grande Símbolo Niceno-Constantinopolitano, que, na sua forma original, começava com credimus (“nós cremos”).

Porque teve Deus de Se revelar, para sabermos como Ele é?

O ser humano pode descobrir pela razão que Deus existe, mas não como Deus é realmente. Portanto, como Deus gosta de ser conhecido, revelou-Se.

Deus teve de Se revelar a nós. Ele revelou-se por amor.
Tal como, no amor humano, só se pode conhecer algo
de uma pessoa amada quando ela nos abre o seu coração,
também só conhecemos os mais íntimos pensamentos
de Deus porque Ele, eterno e misterioso, Se abriu a nós por amor. Desde a Criação, passando pelos patriarcas e pelos profetas, até à definitiva Revelação no Seu Filho Jesus Cristo, Deus comunicou continuamente com a humanidade. Em Jesus, Ele nos reverteu o coração e tornou-nos claro o Seu Ser mais íntimo.

O que é o Youcat

   YOUCAT é uma abreviatura de Youth Catechism (Catecismo Jovem). O YOUCAT baseia-se no Catecismo da Igreja Católica – obra universal de referência em Igreja – e adota a sua estrutura formal.
  
A partir do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, o YOUCAT recolhe a mesma estrutura de pergunta e resposta. O YOUCAT foi examinado pela Congregação para a Doutrina da e goza do apoio da Congregação para o Clero e do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização

   A versão portuguesa do YOUCAT recebeu o imprimatur do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e foi totalmente adaptada para a nossa cultura, com linguagem jovem, imagens e citações de Portugal.

   O Papa Bento XVI contribuiu com o prefácio do YOUCAT, onde recomenda fortemente que os jovens «estudem o catecismo! Este é o meu maior desejo.» Na celebração do domingo de Ramos, dia 17 de Abril, no Vaticano, será entregue ao Papa um exemplar de cada edição (10 línguas).

   YOUCAT é o Catecismo Jovem oficial das  Jornadas Mundiais da Juventude. Estará disponível simultaneamente em 10 línguas diferentes (alemão, inglês, francês, italiano, espanhol, português, polaco, holandês/flamengo, checo e eslovaco), que serão apresentadas numa conferência de imprensa em Roma, no dia 13 de Abril.

Desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião da região de língua alemã, o YOUCAT foi criado sob a tutela do cardeal Christoph Schönborn.

Todas as receitas resultantes da publicação do YOUCAT serão atribuídas a projectos de evangelização da juventude.